domingo, 2 de julho de 2017

Castelo de Montemor-o-Novo


Arquitectura militar, medieval, manuelina, mudéjar. Castelo com cerca urbana de planta irregular, reforçada por cubelos semi-cilíndricos e hoje dotada de três portas em arco pleno, flanqueadas por uma ou dois torres de planta quadrada e orientadas em função dos pontos cardeais. 

Panos de muralha parcialmente rematados com merlões piramidais ou rectangulares. Paço dos Alcaides de planta rectangular concentrada, com cubelos de ângulo e adossamento externo de torre de planta quadrada, com elementos decorativos de influência mudéjar, reflexo da reforma quatrocentista, da qual se conserva ainda parte da dupla arcada da frontaria. Acesso ao exterior protegido por couraça. Cubelo com vãos em arco conopial, abóbada de meia-laranja e cornija polilobada de influência mudéjar. 

Circuito muralhado triangular, contendo a Alcáçova - Paços dos Alcaides num dos vértices. Os cubelos adossados à muralha restringem-se ao flanco mais vulnerável. Torre do Relógio decorada com merlões chanfrados. Afonso Mendes de Oliveira, mestre de obras da reforma quinhentista, foi também responsável pela intervenção no Castelo de Estremoz.


Fonte:  http://www.monumentos.pt/site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=7875

Sem comentários: